sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
2008 chegou mais cedo
O último Dar que Falar do ano teve como convidado João Petrica... e uma garrafa de Murganheira. Como o programa só volta em 2008 decidimos antecipar o momento e abrir uma garrafita logo no início do programa. A conversa foi como sempre descontraída, comm o ex-vereador da Câmara Municipal de Castelo Branco a falar da vida autárquica numa semana dominada pela noticia do novo Centro Coordenador de Transportes, uma obra da qual já se ouvia falar desde que o nosso convidado foi autarca, há mais de uma década.
Olhó passarinho
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Filhós com vinho não fazem mal
O blog do Dar que Falar dá como prenda o que o Natal tem de mais tradicional nesta região. A cena foi captada no domingo em S. Miguel d´Acha, no concelho de Idanha-a-Nova, onde uma associação local quis mostrar como são feitas as filhós à moda antiga.
João Petrica no Dar que Falar
João Petrica é o último convidado do Dar que Falar...em 2007. O nosso convidado é doutorado em Educação Física, sendo actualmente docente na Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco. No currículo tem ainda a passagem pela vida política, já que foi vereador do PSD na Câmara Municipal de Castelo Branco.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Sanches Pires responde a Ordem dos Médicos
Sanches Pires comenta as afirmações do bastonário em exercício da Ordem dos Médicos, sobre a utilização de insulina no Hospital de Castelo Branco.
Anatomia de Sanches
O médico Sanches Pires foi o convidado do programa de Natal do Dar que Falar, numa semana em que volta a dar a cara por uma polémica relacionada com o Hospital Amato Lusitano. Tudo porque a Ordem dos Médicos acusou o hospital de Castelo Branco de mascarar custos pedindo aos diabéticos para levarem insulina consigo para o hospital. Sanches Pires diz que esta é uma medida cujo objectivo não é poupar - porque o próprio hospital a disponibiliza gratuitamente - mas aconselhar os diabéticos sobre a melhor maneira de efectuarem a aplicação da insulina.
Nós é mais bolos
Sanches Pires no Dar que Falar
Este vídeo é uma pérola
Esta semana o cenário é diferente. Fomos até à Pérola do Amieiro onde, tal como acontece em outros cafés, o Reconquista é uma presença constante nas mesas, circulando de mão em mão entre um café ou algo mais. Em estreia absoluta nestes vídeos não um mas dois jornalistas do Reconquista: José Furtado nos títulos e Júlio Cruz no papel de transeunte.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
A malta que trabalha
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Rais´parta o Sapo...
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
O cenário (completo)
A irmandade do Planalto
Um programa profissional
Lígia Silveiro, a directora do Centro de Formação Profissional do Instituto do Emprego de Castelo Branco foi a convidada do Dar que Falar desta semana. O programa começou pela actualidade da semana passada, concretamente pelo prémio conquistado por António Nabais, aluno de Electromecânica do Frio, no Campeonato Mundial das Profissões. Esta não é a primeira vez que um aluno do Centro de Formação fica bem classificado em competições deste género, tal como a nossa convidada referiu. Falou-se também do programa Skoool (é mesmo com três ós", do apoio aos deficientes, da remodelação da Praça de S. João e, como não podia deixar de ser, dos festivais das sopas e azeite, que acontecem este fim-de-semana em Escalos de Cima e Proença-a-Velha, respectivamente. Lígia Silveiro revelou-se uma apreciadora de azeite e deu uma dica curiosa: quando congelado é um bom substituto da manteiga.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Ora bolas...temos vídeo
O espírito de Natal chegou ao Dar que Falar. Depois da remodelação gráfica do blogue, agora é a Cristina Mota Saraiva que apresenta os destaques no intervalo da decoração natalícia.
Esta semana o vídeo demorou mais um pouco a chegar aqui porque a internet não esteve de feição.
Lígia Silveiro no Dar que Falar
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Directo, directo, directo, directo
O Dar que Falar desta semana não teve convidado em estúdio mas foi o mais directo de sempre. A primeira chamada a entrar no ar foi a de André Soares, um dos nomes do Festival Boom que explicou o que é o projecto "O seu óleo é música", que pretende aproveitar o óleo vegetal usado, para produzir energia para este festival, que regressa a Idanha-a-Nova em 2008. Depois a nossa colega Daniela Silva entrou em directo da Fercab para falar sobre o colóquio onde foi discutido o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). Finalmente o José Furtado entrou em directo da Escola Superior Agrária, onde o secretário de Estado Fernando Serrasqueiro encerrou o simpósio de segurança alimentar. Só que não chegou a tempo de falar (o governante, entenda-se) com quem estava em estúdio: Pedro Sobral, Cristina Valente, Júlio Cruz e Cristina Mota Saraiva.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Temas da semana
O jornalista José Furtado com os temas da semana no Reconquista.
Agora todos os vídeos estão no canal do Reconquista no Sapo Vídeos. Basta fazer uma pesquisa por Reconquista e clicar no fundo da página, referente aos canais. Ontem deu entrada no canal o vídeo da visita de estudo de um grupo de alunos da Escola Secundária de Amato Lusitano, de Castelo Branco.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Retalhos da vida de um professor
Os primeiros segundos do Dar que Falar de 22 de Novembro, em que Fernando Raposo fala da sua experiência como actor. O director da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco chegou a participar na série "Retalhos da vida de um médico", uma produção da RTP nos anos 80.
Prémios, escolas e...beringelas
Fernando Raposo, o director da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, esteve esta quinta-feira no Dar que Falar. A Esart teve honras de manchete com a apresentação dos equipamentos desportivos que os atletas portugueses vão mostrar na China já em 2008, nos Jogos Olímpicos. Estes foram desenhados por Cátia Almeida, uma aluna da escola da qual o nosso convidado é director.
Para o director da Esart "todas as escolas(...)têm oportunidade de ter visibilidade" se souberem ultrapassar os seus muros. É o caso da Esart, que nos últimos tempos viu alunos seus - de várias áreas - serem premiados em países como a Espanha ou os Estados Unidos, onde chegaram a ser os únicos representantes de Portugal.
Falou-se ainda da abertura da escola de Chivato, em Moçambique, um projecto patrocinado pelos cinco municípios da região, que fazem parte da Associação Pinhal Maior. Uma boa aposta, na opinião de Fernando Raposo, que afirma "se alguém tem a ganhar com isto somos nós", a começar pela divulgação da língua portuguesa.
O programa terminou bem disposto com os comentários a dois fenómenos da natureza que "apareceram" na última página da edição desta semana do Reconquista: um barbo com 6,5 Kg e uma beringela de 1,4 Kg.
Reconquista a verde e vermelho
O jornalista José Julio Cruz apresenta os destaques da edição desta semana do Reconquista, que dá especial relevo às fardas para os atletas olímpicos desenhadas por uma aluna da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. O seu director, Fernando Raposo, é o convidado desta semana do Dar que Falar
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Fernando Raposo no Dar que Falar
O director da Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco é o convidado do próximo Dar que Falar. A abertura oficial do ano lectivo naquela escola aconteceu na tarde desta quarta-feira, em que foram apresentadas as fardas desenhadas por uma aluna da Esart, Cátina Almeida. O design "made in Esart" vai vestir os atletas nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Governadora no Dar que Falar
Alzira Serrasqueiro foi a convidada do Dar que Falar da última quinta-feira. A Governadora Civil de Castelo Branco falou sobre a operação de socorro às vítimas do acidente de 5 de Novembro na A23, que resultou na morte de 16 pessoas. O tema da segurança rodoviária ocupou uma boa parte do programa, com Alzira Serrasqueiro a mostrar-se muito preocupada com a ocorrência de atropelamentos um pouco por toda a região. No próximo domingo as vítimas da estrada vão ser lembradas no Dia da Memória, que em Castelo Branco será assinalado em frente à Sé a partir das 17 horas.
Houve ainda tempo para falar do IC31, uma obra que a representante do Governo na região considera uma prioridade de topo, criticando os que defendem apenas a ligação entre Covilhã e Coimbra.
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Temas da semana
A jornalista Cristina Mota Saraiva apresenta os temas em destaque no Reconquista desta semana, numa viagem à sala onde são feitas as chapas utilizadas na impressão do jornal
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Isto não é uma avaria...
...é apenas a luz amarela da sala do CTP do Reconquista, a máquina que faz as chapas que depois são utilizadas na rotativa para imprimir o jornal. A protagonista do video é a Cristina Mota Saraiva, que diga-se de passagem é a mais popular entre o trio que dá a cara nos vídeos semana após semana. As estatísticas do Sapo Vídeos não mentem. Amanhã há novo vídeo logo pela manhã.
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Inédito a vários níveis
Esta semana não tivemos convidado. Ou melhor, não pôde ir ao programa. Por isso os comentários ficaram por conta da Cristina Valente, Cristina Mota Saraiva, Júlio Cruz e José Furtado. A conversa girou quase toda em redor do grave acidente na A23 com um olhar dos jornalistas sobre o trabalho desenvolvido, nomeadamente como é que se enfrenta uma notícia tão rara quanto chocante.
Alzira Serrasqueiro no Dar que Falar
Os temas da semana
O jornalista José Furtado deixa os temas do Reconquista numa semana marcada pelo grave acidente com um autocarro da Câmara Municipal de Castelo Branco na A23
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Amanhã há temas da semana
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Dar que Falar na APR
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Destaques da semana
Esta quinta-feira não há programa, por causa do feriado, mas temos video. Desta vez o protagonista é o Júlio Cruz em mais uma visita à gráfica do Reconquista.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Esta semana não há programa
Como a próxima quinta-feira coincide com o feriado de 1 de Novembro o Dar que Falar não vai para o ar e regressa apenas no dia 8 de Novembro. Pela mesma razão o Reconquista estará nas bancas e na casa dos assinantes no dia 31 de Setembro, ou seja, na quarta-feira. O mesmo acontece com o video que disponibilizamos aqui no blog ou através do Sapo Videos e do Sapo Local. E por falar em video já é possível ver um excerto de uma visita de estudo ao nosso jornal como aquela que um grupo de alunos da Escola Faria de Vasconcelos fez na última quinta-feira. O jornalista Nelson Mingacho e o impressor José Caldeirinha ajudaram a explicar como tudo funciona.
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Até que a voz lhe doa
Margarida Baptista, a presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Nuno Álvares, aceitou de imediato o convite para vir ao Dar que Falar mesmo estando ligeiramente rouca. A professora de Inglês e Alemão esteve como peixe na água já que - por coincidência - a edição do Reconquista desta semana vem recheada de notícias acerca da sua escola. Falou-se da entrega de prémios aos alunos de excelência, da ida de dois dos melhores a Bruxelas ou do ranking que coloca a Nuno Álvares como a melhor classificada do distrito (com base nos exames do 12.º). Em relação a este tema, a nossa convidada mostrou-se satisfeita mas também prudente, ao afirmar que "um ranking nunca deve ser um final", mas sim um ponto de partida para melhorar o trabalho escolar.
Houve ainda tempo para falar do Fórum, de energia hidroeléctrica, das recentes detenções em Alcains, do fenómeno da violência nas escolas, da nova tuna da Escola Secundária de Amato Lusitano e do arranque de ano lectivo na Universidade Sénior Albicastrense. E já agora uma curiosidade final...grande parte da equipa do Dar que Falar estudou na Nuno Álvares.
A vez das senhoras
Margarida Baptista é a convidada do Dar que Falar desta quinta-feira. A nossa convidada é presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco. O Dar que Falar vai para o ar em directo na Rádio Urbana a partir das 17 horas, em 97.5 e 100.8 FM.
Os temas da semana
A jornalista Cristina Mota Saraiva apresenta os destaques da semana no museu do Reconquista.
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Notícias novas e objectos velhos
Esta semana a jornalista Cristina Mota Saraiva faz uma visita aos temas da actualidade e também ao mini-museu do Reconquista, mesmo à entrada das nossas instalações da Zona Industrial de Castelo Branco. O video pode ser visto amanhã logo pela manhã no blog do Dar que Falar ,no Sapo Videos e em cada uma páginas dos concelhos do distrito no Sapo Local.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
O prometido é de...vidro
Loja do cidadão
Alfredo da Silva foi o convidado do Dar que Falar numa altura em que o comércio (tradicional ou não) está na ordem do dia em Castelo Branco, devido à proximidade da abertura do primeiro centro comercial de grandes dimensões na cidade. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão lembrou aquilo que tem sido a posição da associação que representa: que Castelo Branco tem excesso de grandes superficies e há lojas que não vão resistir a esta concorrência. E aproveitou para responder às acusações dos comerciantes da Av. 1.º de Maio que alegam não estar a ser apoiados pela associação em relação às anunciadas obras nesta artéria da cidade, agora que se aproxima a época do Natal. Ora segundo o presidente da ACICB são os próprios comerciantes que não fazem chegar as suas preocupações à associação nem participam no seu dia-a-dia. Apesar disso está solidário com as preocupações e referiu mesmo que só teve conhecimento do projecto "pelos jornais", criticando a Câmara Municipal de Castelo Branco por penalizar os comerciantes nesta questão.
Os temas da semana
O jornalista José Furtado deixa os destaques da edição desta quinta-feira do Reconquista, em mais uma visita à gráfica do jornal.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Convidado da semana
Alfredo da Silva é o convidado do Dar que Falar da próxima quinta-feira, dia 18. O nosso convidado é presidente da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, sendo ainda administrador da Rodoviária da Beira Interior. A poucos dias da inauguração do primeiro grande centro comercial da cidade, o tema promete dar que falar...
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
O senhor barragens
José Calmeiro foi o convidado certo na hora certa. Para além de trazer a lição muito bem estudada (que é como quem diz o jornal BEM lido) acabou por ajudar a esclarecer alguns pontos sobre a construção de barragem do Alvito, nomeadamente que esta não vai inundar qualquer aldeia. Para o especialista em hidráulica, "o Alvito é um projecto de sonho", tendo em conta que já se fala nele há cerca de 60 anos. E revelou uma curiosidade: o seu avô chegou a acompanhar os topógrafos na fase inicial do projecto.
Comandante Cristina
Avaria técnica
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
José Calmeiro no Dar que Falar
Destaques na relva
A milena
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Minuto verde vezes 60
Samuel Infante, o rosto da Quercus de Castelo Branco, foi o convidado do Dar que Falar desta quinta-feira e os temas de topo serviram-lhe que nem uma luva. A construção da barragem do Alvito, cuja decisão política foi anunciada hoje (4 de Outubro) é vista com bons olhos pelo nosso convidado, tendo em conta a sua utilização, para produção de energia eléctrica. É claro que há depois que analisar todos os prós e contras, nomeadamente sobre o impacto na natureza. De notar que com o Alvito, como lembrou o Júlio Cruz, a cidade fica como que uma ilha, rodeada pela água da nova barragem, do Tejo Internacional, Marateca e Barbaído.
Outro tema em destaque foi a poluição e outros atentados na barragem de St.ª Águeda (Marateca), situações denunciadas pela Quercus esta semana, que começou com o Dia Mundial da Água. Este é um dos temas para ler no Reconquista.
Outro tema em destaque foi a poluição e outros atentados na barragem de St.ª Águeda (Marateca), situações denunciadas pela Quercus esta semana, que começou com o Dia Mundial da Água. Este é um dos temas para ler no Reconquista.
Fraldas ecológicas
Outro dos temas incontornáveis foi o das fraldas. Mais concretamente dos 22 MILHÕES de fraldas que todos os anos vão parar aos aterros do distrito e que não podem ser recicladas (ver no Reconquista desta semana ou em www.reconquista.pt). Samuel Infante, que para além de ecologista é pai de uma criança com poucos meses, revelou que existem fraldas ecológicas que minimizam o problema. A fralda é constituida por três elementos: um exterior semelhante ao das fraldas regulares (com velcros e tudo), um outro em algodão não alérgico (que pode ser lavado na máquina) e um toalhete que é descartável e biodegradável. Mas a diferença está no preço, já que é possível poupar até 1000 euros por criança, revelou o nosso convidado. E estão à venda em Castelo Branco...
Os temas da semana
A jornalista Cristina Mota Saraiva deixa os temas da semana no Reconquista, a partir da biblioteca do jornal
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Amanhã de manhã há notícias frescas...
Reconquista no Sapo Local
Os destaques da primeira página do Reconquista passam a estar disponíveis todas as semanas no espaço do Sapo Local, através de vídeo. É ainda possível pesquisar os videos colocados pela equipa do Reconquista no Sapo Vídeos utilizando as palavras "jornal" e "reconquista". A página de Castelo Branco no Sapo Local fica em http://noticias.sapo.pt/local/castelo_branco
Samuel Infante no Dar que Falar
Samuel Infante, dirigente local da associação ambientalista Quercus, é o convidado do Dar que Falar desta quinta-feira. Os temas do ambiente prometem estar em destaque na mesma semana em que a Quercus assinalou o Dia Mundial da Água.
Amanhã de manhã, como habitualmente, estará online o vídeo com os destaques da semana no Reconquista.
Subscrever:
Mensagens (Atom)