quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Os destaques da semana



O jornalista José Furtado apresenta os destaques de primeira página da edição de 31 de Janeiro de 2008 do Reconquista

João Tavares Conceição no Dar que Falar

O director do semanário Povo da Beira é o convidado do programa desta quinta-feira. João Tavares Conceição é professor de Matemática na Escola EB 2 3 Cidade de Castelo Branco.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

À terceira é de vez...ou à quarta, quinta, sexta...

Quem perder as duas emissões semanais do Dar que Falar (em directo ou em diferido) pode agora ouvir o programa a qualquer hora. Ao aceder ao blogue o programa da semana é accionado através do leitor colocado na barra lateral do lado direito do ecrã, o nosso podcast.Para consultar os programas em arquivo basta clicar em "posts"
Este é para já um teste e por isso o programa só arranca depois de alguma música e publicidade, mas já é alguma coisa.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O desporto e o plano de pormenor do Valongo



Joaquim Neto fala sobre as apostas e as conquistas desportivas da Associação do Valongo, bem como do adiado Plano de Pormenor para o bairro. A entrevista passa em repetição amanhã, sábado, na Rádio Urbana a partir das 19 horas.

Destaques de 24 de Janeiro de 2008



O jornalista Júlio Cruz apresenta alguns dos destaques da edição do Jornal Reconquista de 24 de Janeiro 2008, junto ao antigo edifício dos CTT em Castelo Branco

Joaquim Neto do Dar que Falar



O presidente da Associação do Valongo foi o convidado do programa desta quinta-feira. Joaquim Neto foi reeleito recentemente para a direcção desta conhecida associação albicastrense que tem dado cartas em áreas como o atletismo. A mais recente conquista foi a vitória colectiva em triatlo técnico jovem numa prova disputada no Complexo Desportivo da Covilhã, com o atleta Francisco Belo a destacar-se. Este mesmo jovem deverá obter dentro de um ano o estatuto de atleta de alta competição.
Joaquim Neto falou ainda do desejado plano de pormenor para este bairro da cidade de Castelo Branco. Um tema cujo vídeo será brevemente colocado no blog do Dar que Falar e no canal Reconquista no Sapo Vídeos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Um programa com arte



Teresa Antunes esteve esta quinta-feira no Dar que Falar para apresentar (a quem ainda não conhece) o Museu Cargaleiro em Castelo Branco. Espaço que vai receber toda a colecção do mestre, que ficará em plena zona histórica da cidade. Foi um programa memorável não só pela discussão à volta dos coelhos afectados pelo exercício da Força Aérea em Penamacor, mas também pela troca de palavras (e não de palavrões) entre a Cristina Valente e o Júlio Cruz sob a nova lei do tabaco. No final os dois foram fumar...o cachimbo da paz, claro.

A bomba do dia


Hoje toda a gente falou de Penamacor (apesar de alguns jornalistas de Lisboa insistirem em dizer mal o nome). Um exercício da Força Aérea colocou o concelho raiano no mapa (ao menos isso!). No Dar que Falar o assunto foi abordado seriamente, nomeadamente com a intervenção do deputado socialista Jorge Seguro, que questionou a maneira como foi feito o exercício que assustou a população. Mas também houve espaço para a devida galhofa e a maneira como a comunicação social lisboeta (alguma, claro!) olha para estes acontecimentos.

Na blogosfera os comentários reproduzem-se como coelhos (que belo trocadilho). O Dar que Falar não resiste a publicar o seguinte, da autoria de Rui Cerdeira Branco, que podem encontrar no Adufe 4.0, em http://adufe.net/2008/01/penamacor-uma-vila-de-estouro/

O título entra logo a matar...

Penamacor: uma vila de estouro

Qual 24 de Julho, qual Foz, qual Albufeira, as noites de estouro neste país estão em Penamacor!
Espero sinceramente que depois de terem assistido em lugar privilegiado ao que é o passar da barreira do som por um avião, os coelhos do meu primo Álvaro resistam ao stress e continuem a alimentar as crias. A bem do que resta de empreendedorismo no interior.
Parece que os pilotos dos F16 lusos e dinamarqueses se entusiasmaram ontem à noite, parece que ninguém avisou as populações do exercícios e parece que houve vidros a voar pelos ares entre outros. Querem ver que o Sócrates pôs a Força Aérea a fazer voos rasantes em Penamacor para intimidar a oposição interna? António José Seguro é de lá tal como o nosso vizinho Jorge Seguro Sanches. E logo com apoio “europeu”. É a vigança pela divergência no referendo está visto! Just kidding.

Temas da semana



A jornalista Cristina Mota Saraiva apresenta os temas da semana do Reconquista a partir de dois dos locais que são notícia: a traseira dos Paços do Concelho de Castelo Branco e a Praça Académica, na mesma cidade.

Teresa Antunes no Dar que Falar


A responsável pelo Museu Cargaleiro em Castelo Branco é a convidada do programa desta quinta-feira.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Joaquim Morão no Dar que Falar- o essencial



Excertos da entrevista de Joaquim Morão ao Dar que Falar da última quinta-feira. O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco fala de temas como a requalificação da Praça de Postiguinho Valadares, a compra dos terrenos do Montalvão, as obras na praça académica ou os problemas na zona de lazer, entre outras questões. No segundo vídeo fala-se da distrital do PS, da relação com os eleitores e das marcas de uma década de mandato.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A vez do presidente



Joaquim Morão, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, esteve esta quinta-feira no Dar que Falar poucos dias depois de ter completado dez anos à frente da autarquia. No programa falou-se de temas como o Centro Coordenador de Transportes,a renovação da Praça Postiguinho de Valadares, a situação da Zona de Lazer, de emprego e até do novo aeroporto internacional de Lisboa. Na hora do balanço entre o melhor e o pior dos dez anos de mandato, Morão elege como positiva a credibilidade de que a Câmara Municipal goza hoje em dia e como o pior momento o trágico acidente ocorrido na A23 com um grupo de alunos da Universidade Sénior Albicastrense.

Joaquim Morão no Dar que Falar



O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco é o convidado do programa desta quinta-feira. Para ouvir em directo na Rádio Urbana a partir das 17 horas.

A revista da semana



O jornalista José Furtado com os destaques da semana no Reconquista. Este é o primeiro vídeo com edição e gráficos. Não tarda nada estamos em Hollywood...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Jorge Neves comenta alterações nas autarquias



O convidado do Dar que Falar desta semana sobre as alterações no direito de voto dos presidentes de junta nas assembleias municipais

Destaques no ar



Esta semana o jornalista Júlio Cruz deixa os destaques a partir do estúdio do Dar que Falar, na Rádio Urbana

Olá 2008



Jorge Neves, o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco e responsável a nível distrital pela Associação Nacional de Freguesias foi o convidado do primeiro Dar que Falar de 2008. O nosso convidado comentou a intenção do Governo do seu partido em retirar às freguesias a possibilidade de votarem em Assembleia Municipal o orçamento das câmaras municipais. Na opinião do nosso convidado "quem está a fazer esta lei são as cúpulas dos partidos que estão em Lisboa".
Ainda houve tempo para falar de gravatas, uma das paixões do nosso convidado que confessou deter cerca de 200. Provavelmente a colecção irá aumentar, já que Jorge Neves faz anos no dia em veio ao Dar que Falar.

Chapéus há muitos



Pedro Sobral e Cristina Mota Saraiva aderiram ao panamá para se protegerem da chuva. Será que a moda pega aos restantes elementos da equipa ?

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Jorge Neves no Dar que Falar



O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco - Jorge Neves - é o primeiro convidado do Dar que Falar em 2008. E esta é também a primeira mensagem do novo ano no blog do Dar que Falar, que curiosamente é ao mesmo tempo a mensagem número 100. Bom Ano e até quinta-feira, a partir das 17 horas, nas sintonias da Rádio Urbana