quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Destaques da semana



Esta quinta-feira não há programa, por causa do feriado, mas temos video. Desta vez o protagonista é o Júlio Cruz em mais uma visita à gráfica do Reconquista.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Esta semana não há programa



Como a próxima quinta-feira coincide com o feriado de 1 de Novembro o Dar que Falar não vai para o ar e regressa apenas no dia 8 de Novembro. Pela mesma razão o Reconquista estará nas bancas e na casa dos assinantes no dia 31 de Setembro, ou seja, na quarta-feira. O mesmo acontece com o video que disponibilizamos aqui no blog ou através do Sapo Videos e do Sapo Local. E por falar em video já é possível ver um excerto de uma visita de estudo ao nosso jornal como aquela que um grupo de alunos da Escola Faria de Vasconcelos fez na última quinta-feira. O jornalista Nelson Mingacho e o impressor José Caldeirinha ajudaram a explicar como tudo funciona.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Até que a voz lhe doa



Margarida Baptista, a presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Nuno Álvares, aceitou de imediato o convite para vir ao Dar que Falar mesmo estando ligeiramente rouca. A professora de Inglês e Alemão esteve como peixe na água já que - por coincidência - a edição do Reconquista desta semana vem recheada de notícias acerca da sua escola. Falou-se da entrega de prémios aos alunos de excelência, da ida de dois dos melhores a Bruxelas ou do ranking que coloca a Nuno Álvares como a melhor classificada do distrito (com base nos exames do 12.º). Em relação a este tema, a nossa convidada mostrou-se satisfeita mas também prudente, ao afirmar que "um ranking nunca deve ser um final", mas sim um ponto de partida para melhorar o trabalho escolar.
Houve ainda tempo para falar do Fórum, de energia hidroeléctrica, das recentes detenções em Alcains, do fenómeno da violência nas escolas, da nova tuna da Escola Secundária de Amato Lusitano e do arranque de ano lectivo na Universidade Sénior Albicastrense. E já agora uma curiosidade final...grande parte da equipa do Dar que Falar estudou na Nuno Álvares.


Hoje ficou tudo a olhar para a fotografia onde aparece não só a convidada como toda a equipa que esteve em estúdio. Fica uma vénia à Daniela, competente estagiária da Urbana, que captou a cena.

A vez das senhoras

Margarida Baptista é a convidada do Dar que Falar desta quinta-feira. A nossa convidada é presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Nuno Álvares, de Castelo Branco. O Dar que Falar vai para o ar em directo na Rádio Urbana a partir das 17 horas, em 97.5 e 100.8 FM.

Os temas da semana



A jornalista Cristina Mota Saraiva apresenta os destaques da semana no museu do Reconquista.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Notícias novas e objectos velhos



Esta semana a jornalista Cristina Mota Saraiva faz uma visita aos temas da actualidade e também ao mini-museu do Reconquista, mesmo à entrada das nossas instalações da Zona Industrial de Castelo Branco. O video pode ser visto amanhã logo pela manhã no blog do Dar que Falar ,no Sapo Videos e em cada uma páginas dos concelhos do distrito no Sapo Local.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O prometido é de...vidro



Tal como ficou prometido no programa desta quinta-feira aqui fica a fotografia do monte da garrafas depositado há cerca de um ano junto à estrada 233, a algumas centenas de metros da ponte de S. Gens (sentido Penamacor-Castelo Branco). Pode ser que desta vez alguém resolva este problema.

Loja do cidadão



Alfredo da Silva foi o convidado do Dar que Falar numa altura em que o comércio (tradicional ou não) está na ordem do dia em Castelo Branco, devido à proximidade da abertura do primeiro centro comercial de grandes dimensões na cidade. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão lembrou aquilo que tem sido a posição da associação que representa: que Castelo Branco tem excesso de grandes superficies e há lojas que não vão resistir a esta concorrência. E aproveitou para responder às acusações dos comerciantes da Av. 1.º de Maio que alegam não estar a ser apoiados pela associação em relação às anunciadas obras nesta artéria da cidade, agora que se aproxima a época do Natal. Ora segundo o presidente da ACICB são os próprios comerciantes que não fazem chegar as suas preocupações à associação nem participam no seu dia-a-dia. Apesar disso está solidário com as preocupações e referiu mesmo que só teve conhecimento do projecto "pelos jornais", criticando a Câmara Municipal de Castelo Branco por penalizar os comerciantes nesta questão.

Os temas da semana



O jornalista José Furtado deixa os destaques da edição desta quinta-feira do Reconquista, em mais uma visita à gráfica do jornal.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Convidado da semana


Alfredo da Silva é o convidado do Dar que Falar da próxima quinta-feira, dia 18. O nosso convidado é presidente da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, sendo ainda administrador da Rodoviária da Beira Interior. A poucos dias da inauguração do primeiro grande centro comercial da cidade, o tema promete dar que falar...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O senhor barragens



José Calmeiro foi o convidado certo na hora certa. Para além de trazer a lição muito bem estudada (que é como quem diz o jornal BEM lido) acabou por ajudar a esclarecer alguns pontos sobre a construção de barragem do Alvito, nomeadamente que esta não vai inundar qualquer aldeia. Para o especialista em hidráulica, "o Alvito é um projecto de sonho", tendo em conta que já se fala nele há cerca de 60 anos. E revelou uma curiosidade: o seu avô chegou a acompanhar os topógrafos na fase inicial do projecto.

Comandante Cristina



Com o Pedro Sobral e a Cristina Valente ausentes, quem ficou ao comando foi a Cristina Mota Saraiva. Ela que está bem habituada ao "Equador" das manhãs de domingo.

Avaria técnica


Desde manhã que estamos a tentar colocar o vídeo desta semana no blog, o que até agora não tem sido possível. A alternativa é um saltinho até ao Sapo Vídeos, pelo link http://videos.sapo.pt/DPUbvN0Jr02ZlEb78zi3

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

José Calmeiro no Dar que Falar


O especialista em barragens José Calmeiro é o próximo convidado do Dar que Falar, uma semana depois de o Governo ter anunciado a construção da barragem do Alvito. O Dar que Falar estará no ar esta quinta-feira, dia 11, a partir das 17 horas.

Destaques na relva


Esta semana o Júlio Cruz saiu à rua para mostrar a cara do Reconquista de 11 de Outubro. O cenário é a fachada do edifício do Reconquista na Zona Industrial de Castelo Branco que tem, seguramente, a relva mais bem tratada dos arredores.

A milena


Pouco a pouco já estamos nos mil visitantes. Ao contrário do Oceanário não vamos oferecer nada ao visitante mil...porque não sabemos quem é.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Minuto verde vezes 60

Samuel Infante, o rosto da Quercus de Castelo Branco, foi o convidado do Dar que Falar desta quinta-feira e os temas de topo serviram-lhe que nem uma luva. A construção da barragem do Alvito, cuja decisão política foi anunciada hoje (4 de Outubro) é vista com bons olhos pelo nosso convidado, tendo em conta a sua utilização, para produção de energia eléctrica. É claro que há depois que analisar todos os prós e contras, nomeadamente sobre o impacto na natureza. De notar que com o Alvito, como lembrou o Júlio Cruz, a cidade fica como que uma ilha, rodeada pela água da nova barragem, do Tejo Internacional, Marateca e Barbaído.
Outro tema em destaque foi a poluição e outros atentados na barragem de St.ª Águeda (Marateca), situações denunciadas pela Quercus esta semana, que começou com o Dia Mundial da Água. Este é um dos temas para ler no Reconquista.

Fraldas ecológicas


Outro dos temas incontornáveis foi o das fraldas. Mais concretamente dos 22 MILHÕES de fraldas que todos os anos vão parar aos aterros do distrito e que não podem ser recicladas (ver no Reconquista desta semana ou em www.reconquista.pt). Samuel Infante, que para além de ecologista é pai de uma criança com poucos meses, revelou que existem fraldas ecológicas que minimizam o problema. A fralda é constituida por três elementos: um exterior semelhante ao das fraldas regulares (com velcros e tudo), um outro em algodão não alérgico (que pode ser lavado na máquina) e um toalhete que é descartável e biodegradável. Mas a diferença está no preço, já que é possível poupar até 1000 euros por criança, revelou o nosso convidado. E estão à venda em Castelo Branco...

Os temas da semana

A jornalista Cristina Mota Saraiva deixa os temas da semana no Reconquista, a partir da biblioteca do jornal

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Amanhã de manhã há notícias frescas...


...e por falar em frescura, a Cristina Mota Saraiva regressa com os temas da semana. A biblioteca do Reconquista é o próximo canto da casa que vamos dar a conhecer.

Reconquista no Sapo Local

Os destaques da primeira página do Reconquista passam a estar disponíveis todas as semanas no espaço do Sapo Local, através de vídeo. É ainda possível pesquisar os videos colocados pela equipa do Reconquista no Sapo Vídeos utilizando as palavras "jornal" e "reconquista". A página de Castelo Branco no Sapo Local fica em http://noticias.sapo.pt/local/castelo_branco

Samuel Infante no Dar que Falar


Samuel Infante, dirigente local da associação ambientalista Quercus, é o convidado do Dar que Falar desta quinta-feira. Os temas do ambiente prometem estar em destaque na mesma semana em que a Quercus assinalou o Dia Mundial da Água.
Amanhã de manhã, como habitualmente, estará online o vídeo com os destaques da semana no Reconquista.